quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Plágio no New York Times


Semana passada, vi uma matéria no Portal G1 que falava do aumento do consumo de crack na Argentina e no Brasil. O texto original havia sido publicado no New York Times, sob a assinatura de seu correspondente no Brasil, Alexei Barrionuevo. Quase postei parte da longa matéria aqui no RA, mas depois - nem me lembro porquê - desisti.

Muito bem. Hoje, dando uma olhada no blog do Sérgio Dávila, fiquei sabendo que essa matéria do crack (na verdade, do "paco", uma versão mais potente do crack) foi "inspirada" em quatro outros trabalhos, dedicados ao mesmíssimo tema e publicados, em 2006 e 2007, no Christian Science Monitor, no Miami Herald, no Los Angeles Times e na BBC News.

Pesquisando nas fontes citadas pelo Sérgio, descobri que além de se inspirar nas matérias publicadas, Barrionuevo ainda copiou dois parágrafos inteiros do texto original do Miami Herald sem citar a fonte. Pior: atribuiu uma frase dita por Jim Hall - diretor da "Up Front Drug Information Center", de Miami - à oficiais brasileiros e argentinos. As frases - a original e a plagiada - são as seguintes:

"O Paco é ainda mais tóxico do que o crack porque ele é feito, principalmente, de solventes e químicos, com uma pequena quantidade de cocaína, diz Jim Hall, diretor-executivo do Up Front..."

"O Paco é ainda mais tóxico do que o crack porque ele é feito, principalmente, de solventes e químicos, com uma pequena quantidade de cocaína, dizem os oficiais brasileiros e argentinos."

Hoje em dia, com as facilidades da internet, quase todos os que trabalham com texto cometem o pecado do plágio, pinçando uma idéia ali, outra aqui, enquanto escrevem uma matéria ou mesmo um livro. O crime, no entanto, só passa a existir quando são copiados trechos inteiros de outros autores sem que os mesmos sejam citados. Ao fazer isso e publicar no jornal mais importante do mundo, Barrionuevo desceu ao nível mais baixo do jornalismo, o que deve lhe render, no mínimo, uma boa espinafração do seu editor.

Mas como os correspondentes do New York Times no Brasil já têm um histórico de lambanças - lembram-se do terrível Larry Rohter, que escreveu uma matéria sobre as supostas bebedeiras do Lula e quase foi expulso do país? - , é possível que tudo acabe numa bela pizza made in USA. De qualquer forma, é bom ficar de olho em Alexei Barrionuevo. Esse cara promete!

Cenas recriadas de Hitchcock














































segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Ainda o Oscar


Helen Mirren, Katherine Heigl, Heidi Klum e Anne Hathaway (women in red)


Hilary Swank, Ellen Page, Tilda Swinton e Nicole Kidman (women in black)


Jessica Alba, Saoirse Ronan, Cate Blanchett e Kelly Preston (women in colors)


O tapete vermelho lotado e protegido da chuva


Início da cerimônia no belíssimo Teatro Kodak


Glen Hansard e Marketa Irglova apresentam 'Falling Slowly'


Fim de festa

Fotos publicadas no New York Times